Saídas Profissionais

Actualmente todas as organizações têm ao seu dispor Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que lhes podem proporcionar mais-valias significativas. Essas mais-valias só são conseguidas se as TIC forem exploradas e geridas devidamente. Neste contexto, o técnico especialista em Aplicações Informáticas de Gestão (AIG) é um profissional que, de forma autónoma ou em equipa, está habilitado na área das TIC, e apto a integrar eficiente e eficazmente estas tecnologias nos processos de negócio e de gestão das organizações, possuindo simultaneamente competências de organização e gestão de processos de negócio bem como de exploração e gestão de TICs.

De facto, a realidade vem mostrando que há uma grande carência de recursos humanos com essas características. A detecção das necessidades de formação em domínios que têm que ver, directa ou indirectamente, com a tecnologia informática são evidentes a diversos níveis: por uma ausência quase total em matéria de formação secundária; pela auscultação do desconhecimento total ou da manifesta dificuldade evidenciada pelos alunos no uso de programas informáticos, designadamente os mais comuns – como Word e Excel – à entrada e durante a frequência da formação no ensino superior; pela multiplicidade de ferramentas/programas informáticos com utilização diversa, nomeadamente na área da gestão, que o mercado disponibiliza e que, por norma, os alunos, não conhecem nem têm acesso; e, finalmente, pela celeridade com que se processam as mudanças/inovações na área da informática aplicada a diversas actividades que, por si só, justificam a implementação de programas direccionados de formação, como é o caso do CET em Aplica��ões Informáticas de Gestão.

Finalmente, é importante realçar a grande receptividade do mercado de trabalho para o emprego em regime de estágio de técnicos em Aplicações Informáticas de Gestão, tal e qual nos temos apercebido desde que a Universidade Fernando Pessoa ministra esta formação.

Síntese das actividades profissionais que podem ser desempenhadas pelo técnico especialista em Aplicações Informáticas de Gestão:

  • Promover a utilização generalizada de tecnologias de informação e comunicação pelos recursos humanos das organizações.
  • Utilizar com rigor e eficácia um conjunto de aplicações informáticas de gestão em múltiplas áreas de actuação, incluindo as áreas de contabilidade, tesouraria, produção, stocks, vendas e recursos humanos.
  • Integrar correcta e eficazmente as TIC nas organizações onde venham a desenvolver a sua actividade profissional.