Saídas Profissionais

O técnico especialista em programação de aplicações web (PAW) é um profissional que, de forma autónoma ou em equipa, está apto a desenvolver conteúdos multimédia digitais para disponibilização online e a implementar as diferentes tecnologias informáticas no desenvolvimento de soluções para comunicação na Web, nomeadamente ao nível da criação de aplicações seguras com interfaces gráficas para a Web, quer do lado do cliente quer do servidor, recorrendo igualmente ao acesso a bases de dados, muito utilizadas no desenvolvimento de soluções de comércio electrónico.

Síntese das actividades profissionais que podem ser desempenhadas pelo técnico especialista em Programação de Aplicações Web:

 

  • Utilizar ferramentas de programação de aplicações Web 2.0, evidenciando sólidos conhecimentos de tecnologias Microsoft (.NET, ASP, Silverlight), Sun (Java), Adobe (Flash, Flex), gestão de conteúdos (Joomla, Drupal) e programação cliente (HTML, Javascript, XML, Ajax).
  • Utilizar técnicas de administração de servidores e aplicações Web, incluindo a respectiva instalação, manutenção e actualização.
  • Utilizar ferramentas de desenvolvimento de conteúdos multimédia digitais, tais como texto, gráficos vectoriais, imagens, áudio, vídeo e animação.
  • Utilizar sistemas de gestão de bases de dados evidenciando sólidos conhecimentos de SQL.
  • Agir como consultor de Aplicações Web, isto é, analisar, criticar, seleccionar e recomendar soluções e ferramentas de desenvolvimento de aplicações Web em função de necessidades específicas de empresas ou outras organizações.
  • Integrar equipas de desenvolvimento de software Web, com capacidades para ocupar funções de gestão de projectos, coordenação de equipas de trabalho e
  • Perspectivar o enquadramento dos sistemas de informação Web nas organizações e as novas técnicas de trabalho daí decorrentes.
  • Capacidade de comunicar em Português e Inglês, de forma oral e escrita, com objectividade e vocabulário técnico adequado ao perfil profissional.

Síntese dos saberes-fazer do técnico especialista em Programação de Aplicações Web. O aluno fica a saber fazer o seguinte:

Síntese dos saberes-fazer do técnico especialista em Programação de Aplicações Web. O aluno fica a saber fazer o seguinte:

  • Analisar os requisitos do utilizador para uma aplicação Web, fazer o design de interfaces para aplicações Web que respeitem os princípios básicos da usabilidade e desenvolver a estrutura dos conteúdos a colocar na interface de um sítio Web recorrendo a guiões (storyboards) e mapas de navegação.
  • Desenvolver aplicações Web do lado do cliente (do lado do browser Web), nomeadamente criar páginas Web em HTML, construir páginas Web que utilizem folhas de estilo CSS para a formatação de conteúdos da interface gráfica, programar scripts em linguagem JavaScript e adicioná-los e colocá-los em páginas Web.
  • Conceber aplicações multimédia interactivas que recorram aos vários tipos de média, criar e converter, utilizando os programas adequados, conteúdos textuais, gráficos vectorizados e imagens nos formatos mais comuns e criar e converter conteúdos de áudio, vídeo e animação em formatos digitais adequados à colocação em páginas Web.
  • Proceder à concepção técnica e ao desenvolvimento de projectos de sistemas e produtos multimédia para a Web, nomeadamente planear, conceber, produzir, testar e validar sítios Web, para além de ficar a saber comunicar e colaborar no âmbito de equipas de desenvolvimento de aplicações Web.
  • Planear redes locai de computadores e instalar cabos de rede e outros equipamentos básicos de redes LAN, utilizar endereços MAC para identificar computadores em redes, configurar redes locais de computadores Ethernet ao nível básico, utilizar o protocolo HTTP para estabelecer a comunicação entre clientes e servidores Web e configurar browsers Web e proxies.
  •  Programar aplicações estruturadas básicas em linguagem C e aplicações orientadas aos objectos básicas, nomeadamente programar aplicações ASP.net elementares, recorrendo à linguagem C#, bem como programar serviços Web básicos, ficando a saber utilizar sistemas de gestão de conteúdos como o joomla e o drupal para o desenvolvimento rápido de soluções Web.
  •  Fazer o desenvolvimento de uma aplicação Web do servidor, nomeadamente conceber e desenvolver bases de dados, programar scripts PHP elementares para aplicações Web do servidor que acedem a bases de dados MySQL e programar simples aplicações Web do servidor em ASP.net. que acedem a bases de dados SQL Server, respeitando critérios de segurança e qualidade.
  •  Conceber Rich Internet Applications básicas, ficando apto a criar aplicações multimédia interactivas para a Web 2.0 recorrendo às ferramentas Flash/Flex da Adobe e Expression Studio para Silverlight da Microsoft e integrar componentes multimédia concebidos previamente.