Computação Móvel

Denominação Estratégia ECTS
Computação Móvel Teórica/prática e Prática 6
Área científica: Ciências da Especialidade/Aplicadas
Objectivos de aprendizagem:

Neste curso pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre as origens e evolução histórica dos sistemas ubicomp bem como dos fundamentos, características e tecnologias que estão na base destes sistemas. Os alunos deverão ganhar aptidões na revisão, caracterização e utilização de sistemas ubicomp, das tecnologias que estão na base desses sistemas, dos aspectos de contexto e dos requisitos de sistema indispensáveis ao seu funcionamento, bem como de formas de implementação de soluções embebidas, que utilizem sensores, actuadores e microcontroladores para integrarem estes sistemas num contexto físico e lógico concreto. Pretende-se ainda que os alunos demonstrem competências de autoaprendizagem e autonomia tanto na exploração e caracterização de sistemas ubicomp como também no desenho, planeamento, implementação e avaliação destes sistemas, com particular relevo no planeamento e desenvolvimento de soluções embebidas baseadas em microcontroladores.

Síntese programática:

Introdução aos Sistemas Ubíquos e Móveis
Tecnologias de Redes Locais sem Fios
Protocolos e Redes Móveis
Sistemas Baseados em Micro-controladores
Localização e Contextualização
Requisitos de Sistema 

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

– Conhecer em profundidade as normas, tecnologias, arquitecturas e ferramentas actualmente propostas e aplicadas no âmbito das redes e dos sistemas e aplicações ubíquas e móveis.

– Identificar os objectivos dos sistemas ubíquos e móveis bem como caracterizar estes sistemas.

– Implementar casos práticos destes sistemas que demonstrem a sua natureza e utilidade.

– Enumerar e descrever as técnicas de codificação de sinais e acesso a células de redes sem fios.

– Caracterizar as tecnologias e arquitecturas utilizadas na implementação de redes locais sem fios e redes de sensores.

– Compreender os conceitos gerais sobre pilhas de protocolos que estão na base das redes de comunicação, em particular a tecnologia IP para redes móveis e os protocolos de routing mais utilizados em redes ad hoc

Referências bibliográficas:

[1] Jackob E. Bardram et al., Ubiquitous Computing Fundamentals, CRC Press, Taylors & Francis Group, Ed. John Krumm, 2010.

[2] M. Weiser, The Computer for the Twenty-First Century. Scientific American, Vol. 265, No. 3, September 1991, pp. 94-104.

[3] M. Satyanarayanan, Pervasive Computing: Vision and Challenges. IEEE Personal Communications, Vol. 8, No. 4, August 2001.

[4] G. Coulouris, J. Dollimore & T. Kindberg, Distributed Systems: Concepts and Design, 4th Edition, Addison Wesley, 2005.

[5] W. Stallings, Wireless Communications & Networks. 2nd Edition, Prentice Hall 2002.

[6] A. Tanenbaum, Computer Networks. 4th Edition, Prentice Hall 2003.