Núcleo de Informática

O Núcleo de Informática da Universidade Fernando Pessoa é uma associação de estudantes que representa os alunos do curso de Engenharia Informática e demais cursos de formação avançada, de graduação ou pós-graduação, que sejam realizados na Universidade Fernando Pessoa na área da Engenharia Informática ou que estejam relacionados com esta área científica e tecnológica. Adicionalmente, outros membros da comunidade educativa com interesse na Área Científica de Informática (ACI) ou em podem igualmente participar.

O Núcleo pode ser identificado pela sigla N.I.U.F.P. e pelo seu símbolo. e tem a sua sede na Praça 9 de Abril nº 349, 4249-004 Porto.

 O N.I.U.F.P. tem os seguintes objectivos:

  • Promover e dignificar a imagem da Universidade Fernando Pessoa e do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e demais formação avançada, de graduação ou pós-graduação que seja realizada na Universidade Fernando Pessoa na área de Informática.
  • Estabelecer um elo de ligação entre os estudantes do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e a Faculdade de Ciência e Tecnologia a que pertence, e permitir a outros alunos o contacto com a realidade da área de Informática.
  • Melhorar a formação cívica, técnica e científica desses estudantes.
  • Divulgar e promover iniciativas que facilitem a integração profissional dos estudantes do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e demais formação avançada, de graduação ou pós-graduação que seja realizada na Universidade Fernando Pessoa na área de Informática.
  • Constituir um grupo de interesse na área de Informática no âmbito da Universidade Fernando Pessoa, agregando toda a comunidade educativa interessada nesta temática.

Com vista à concretização dos seus objectivos o N.I.U.F.P. tem, entre outras, as seguintes atribuições:

  • Organizar encontros, conferências, workshops e cursos de formação, entre outros eventos.
  • Apoiar o desenvolvimento de projectos na área da Engenharia Informática.
  • Editar revistas, boletins ou outros documentos de interesse relevante.
  • Promover o intercâmbio e cooperação com associações e organismos nacionais e estrangeiros que prossigam os mesmos objectivos.

Podem ser associados do N.I.U.F.P. e nele participar activamente todas as pessoas que voluntariamente se candidatem ou sejam convidados, incluindo todos os alunos dos cursos de especialização tecnológicas, tais como o CET-PAW e o CET-AIG, bem como os alunos do 1º ciclo (Licenciatura), 2º ciclo (Mestrado), 3º ciclo (Doutoramento) em Engenharia Informática.

Pode consultar-se mais informação sobre o N.I.U.F.P., incluindo os projectos, serviços que presta à comunidade e eventos que organiza, directamente no site do núcleo, disponível em: http://ni.ufp.pt.