Gestão do Conhecimento

Denominação Estratégia ECTS
Gestão de Conhecimento Teórica/prática 6
Área científica: Ciências da Engenharia
Síntese programática:

Esta disciplina procura dotar os futuros profissionais da licenciatura/mestrado em Engenharia Informática com uma componente que se insere no âmbito da gestão de sistemas de informação, gestão de recursos humanos e competências e determinados aspectos do comportamento organizacional. Esta disciplina apresenta os fundamentos da gestão de conhecimento organizacional, como o seu enquadramento com a gestão de recursos humanos e com a gestão de competências. Os recursos de informação e de conhecimento de uma organização encontram-se geralmente dispersos e semi-estruturados. O processo de gestão de conhecimento organizacional envolve actividades no sentido de identificar, manipular e preservar o capital humano e intelectual da organização. As aulas teórico-práticas têm por objectivo o desenvolvimento de uma revisão bibliográfica e consequente análise, desenvolvimento e apresentação de trabalhos monográficos e de concepção (modelação e design) de software na área da Gestão de Conhecimento (GC) Organizacional. 

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

– Identificar os diferentes tipos de conhecimento organizacional.

– Conhecer o ciclo de vida do conhecimento no âmbito de uma organização empresarial.

– Saber analisar o papel dos sistemas e tecnologias de informação na GC organizacional.

– Conhecer diferentes práticas da gestão de conhecimento (comunidades de práticas, memória organizacional, modelação de competências).

– Conhecer e aplicar um sistema de gestão de competências.

Referências bibliográficas:

1. Nonaka, I. and Takeuchi, H. (1995) The Knowledge-Creating Company, Oxford University Press.

2. Sveiby, K. (1997) The New Organisational Wealth: Managing and Measuring Knowledge-Based Assets, Berrett Koehler Publisher.

3. Drucker, P. (1998) The Coming of the New Organisation, Harvard Business Review on Knowledge

Management, Harvard Business School Press, pp. 1-20.

4. Davenport, T. and Prusak, L. (2000) Working Knowledge, Harvard Business School Press.

5. Hislop, D. (2004) Knowledge Management in Organizations: A Critical Introduction, Oxford

University Press.

6. Dalkir, K. (2005) Knowledge Management in Theory and Practice, Butterworth-Heinemann.