GestA?o do Conhecimento

DenominaA�A?o EstratA�gia ECTS
GestA?o de Conhecimento TeA?rica/prA?tica 6
A?rea cientA�fica: CiA?ncias da Engenharia
SA�ntese programA?tica:

Esta disciplina procura dotar os futuros profissionais da licenciatura/mestrado em Engenharia InformA?tica com uma componente que se insere no A?mbito da gestA?o de sistemas de informaA�A?o, gestA?o de recursos humanos e competA?ncias e determinados aspectos do comportamento organizacional. Esta disciplina apresenta os fundamentos da gestA?o de conhecimento organizacional, como o seu enquadramento com a gestA?o de recursos humanos e com a gestA?o de competA?ncias. Os recursos de informaA�A?o e de conhecimento de uma organizaA�A?o encontram-se geralmente dispersos e semi-estruturados. O processo de gestA?o de conhecimento organizacional envolve actividades no sentido de identificar, manipular e preservar o capital humano e intelectual da organizaA�A?o. As aulas teA?rico-prA?ticas tA?m por objectivo o desenvolvimento de uma revisA?o bibliogrA?fica e consequente anA?lise, desenvolvimento e apresentaA�A?o de trabalhos monogrA?ficos e de concepA�A?o (modelaA�A?o e design) de software na A?rea da GestA?o de Conhecimento (GC) Organizacional. 

CompetA?ncias especA�ficas adquiridas:

Ser capaz de:

– Identificar os diferentes tipos de conhecimento organizacional.

– Conhecer o ciclo de vida do conhecimento no A?mbito de uma organizaA�A?o empresarial.

– Saber analisar o papel dos sistemas e tecnologias de informaA�A?o na GC organizacional.

– Conhecer diferentes prA?ticas da gestA?o de conhecimento (comunidades de prA?ticas, memA?ria organizacional, modelaA�A?o de competA?ncias).

– Conhecer e aplicar um sistema de gestA?o de competA?ncias.

ReferA?ncias bibliogrA?ficas:

1. Nonaka, I. and Takeuchi, H. (1995) The Knowledge-Creating Company, Oxford University Press.

2. Sveiby, K. (1997) The New Organisational Wealth: Managing and Measuring Knowledge-Based Assets, Berrett Koehler Publisher.

3. Drucker, P. (1998) The Coming of the New Organisation, Harvard Business Review on Knowledge

Management, Harvard Business School Press, pp. 1-20.

4. Davenport, T. and Prusak, L. (2000) Working Knowledge, Harvard Business School Press.

5. Hislop, D. (2004) Knowledge Management in Organizations: A Critical Introduction, Oxford

University Press.

6. Dalkir, K. (2005) Knowledge Management in Theory and Practice, Butterworth-Heinemann.