Interacção Homem-Máquina

Denominação

Referência

Estratégia ECTS
Interacção Homem-Máquina Teórica/prática e Prática 6
Área científica: Ciências da Especialidade/Aplicadas
Síntese programática:

Fundamentos: Interacção Homem-máquina (IHM). A IHM e as outras disciplinas. A importância da IHM. O papel da IHM no desenvolvimento de software. Características físicas do utilizador: Cognição. Os sentidos do ser humano. Considerações de concepção. Modelos para a compreensão da interacção. Características mentais do utilizador: Visão geral da memória. A memória em acção. Linhas gerais para a construção de interfaces. Memória e aprendizagem. A interface: Princípios da concepção de interfaces. Classificação dos estilos de interacção. Manipulação directa e linguística. Considerações de concepção. Concepção de sistemas para pessoas. Tipos dos utilizadores. O processo de concepção. Recolha de dados sobre o sistema. A análise de tarefas. Teste e avaliação: A importância da avaliação. Quando e como avaliar. Técnicas de avaliação. Experiências. Questionários. Entrevistas. Observação. Ergonomia: Saúde e segurança. Postura e ergonomia. O ambiente de utilização. Implicações sociais e o futuro da HCI.

 

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

- Identificar a área de actuação da disciplina de Interacção Homem-máquina;

- Argumentar e identificar os aspectos essenciais associados com a concepção de sistemas de interacção H-M;

- Desenvolver e defender propostas de sistemas orientados para o utilizador;

- Identificar os requisitos associados com a componente humana a ter em atenção no desenvolvimento de interacção H-M;

- Desenvolver e avaliar um Interface de computador;

- Utilizar técnicas de avaliação e monitorização de interacção H-M;

- Ser capaz de recolher dados e tirar conclusões sobre a qualidade e adequação de um interface H-M;

- Discutir e apresentar alternativas para suporte à interacção H-M.

Referências bibliográficas:

[1] Preece, J. e outros, Interaction Design, 2007.

[2] Faulkner, C. The essence of Human-computer interaction, 1998

[3] Norman, D. The invisible computer, 1998

[4] Norman, D. Things that make us smart, 1993