InteracAi??A?o Homem-MA?quina

DenominaAi??A?o EstratAi??gia ECTS
InteracAi??A?o Homem-MA?quina TeA?rica/prA?tica e PrA?tica 6
A?rea cientAi??fica: CiA?ncias da Especialidade/Aplicadas
Objectivos de aprendizagem:

Sensibilizar e refletir sobre os conceitos essenciais associados com a disciplina de InteraAi??A?o Homem MA?quina;
Mostrar o que sA?o, como se concebem, se implementam e se avaliam sistemas de interaAi??A?o e de interface apoiados em tecnologias de informaAi??A?o e comunicaAi??A?o para o desenvolvimento de aplicaAi??Ai??es e serviAi??os em organizaAi??Ai??es;
Descrever e analisar os mais recentes desenvolvimentos em interaAi??A?o e interfaces e discutir do seu impacte;
Proporcionar conceitos vA?lidos e de longa duraAi??A?o sobre InteraAi??A?o Homem MA?quina que possam ser aplicados em contexto profissional.

SAi??ntese programA?tica:

Parte I. Conceitos
1. Fundamentos
1.1 InteraAi??A?o Homem-mA?quina (IHM)
1.2. A IHM e as outras disciplinas
1.3. A importA?ncia da IHM
Parte II. Fatores Humanos
2. CaracterAi??sticas fAi??sicas do utilizador
3. CaracterAi??sticas mentais do utilizador
Parte III Sistemas
4. A interface e os sistemas interativos
5. ConceAi??A?o de sistemas para pessoas
Parte IV AvaliaAi??A?o
6. Teste e avaliaAi??A?o
7. Ergonomia
8. ImplicaAi??Ai??es sociais e o futuro da HCI
 

CompetA?ncias especAi??ficas adquiridas:

Ser capaz de:

– Identificar a A?rea de actuaAi??A?o da disciplina de InteracAi??A?o Homem-mA?quina;

– Argumentar e identificar os aspectos essenciais associados com a concepAi??A?o de sistemas de interacAi??A?o H-M;

– Desenvolver e defender propostas de sistemas orientados para o utilizador;

– Identificar os requisitos associados com a componente humana a ter em atenAi??A?o no desenvolvimento de interacAi??A?o H-M;

– Desenvolver e avaliar um Interface de computador;

– Utilizar tAi??cnicas de avaliaAi??A?o e monitorizaAi??A?o de interacAi??A?o H-M;

– Ser capaz de recolher dados e tirar conclusAi??es sobre a qualidade e adequaAi??A?o de um interface H-M;

– Discutir e apresentar alternativas para suporte Ai?? interacAi??A?o H-M.

ReferA?ncias bibliogrA?ficas:

[1] Sharp, H.; Rogers, Y.; Preece, J. (2015). Interaction Design. Edition. Wiley.

[2] Gouveia, L. (2016). InteraAi??A?o Humano Computador. UFP.

[3] Norman, D. (1998). The invisible computer. The MIT Press.

[4] Norman, D. (1993). Things that make us smart. Addison Wiley.