InteracA�A?o Homem-MA?quina

DenominaA�A?o EstratA�gia ECTS
InteracA�A?o Homem-MA?quina TeA?rica/prA?tica e PrA?tica 6
A?rea cientA�fica: CiA?ncias da Especialidade/Aplicadas
Objectivos de aprendizagem:

Sensibilizar e refletir sobre os conceitos essenciais associados com a disciplina de InteraA�A?o Homem MA?quina;
Mostrar o que sA?o, como se concebem, se implementam e se avaliam sistemas de interaA�A?o e de interface apoiados em tecnologias de informaA�A?o e comunicaA�A?o para o desenvolvimento de aplicaA�A�es e serviA�os em organizaA�A�es;
Descrever e analisar os mais recentes desenvolvimentos em interaA�A?o e interfaces e discutir do seu impacte;
Proporcionar conceitos vA?lidos e de longa duraA�A?o sobre InteraA�A?o Homem MA?quina que possam ser aplicados em contexto profissional.

SA�ntese programA?tica:

Parte I. Conceitos
1. Fundamentos
1.1 InteraA�A?o Homem-mA?quina (IHM)
1.2. A IHM e as outras disciplinas
1.3. A importA?ncia da IHM
Parte II. Fatores Humanos
2. CaracterA�sticas fA�sicas do utilizador
3. CaracterA�sticas mentais do utilizador
Parte III Sistemas
4. A interface e os sistemas interativos
5. ConceA�A?o de sistemas para pessoas
Parte IV AvaliaA�A?o
6. Teste e avaliaA�A?o
7. Ergonomia
8. ImplicaA�A�es sociais e o futuro da HCI
 

CompetA?ncias especA�ficas adquiridas:

Ser capaz de:

– Identificar a A?rea de actuaA�A?o da disciplina de InteracA�A?o Homem-mA?quina;

– Argumentar e identificar os aspectos essenciais associados com a concepA�A?o de sistemas de interacA�A?o H-M;

– Desenvolver e defender propostas de sistemas orientados para o utilizador;

– Identificar os requisitos associados com a componente humana a ter em atenA�A?o no desenvolvimento de interacA�A?o H-M;

– Desenvolver e avaliar um Interface de computador;

– Utilizar tA�cnicas de avaliaA�A?o e monitorizaA�A?o de interacA�A?o H-M;

– Ser capaz de recolher dados e tirar conclusA�es sobre a qualidade e adequaA�A?o de um interface H-M;

– Discutir e apresentar alternativas para suporte A� interacA�A?o H-M.

ReferA?ncias bibliogrA?ficas:

[1] Sharp, H.; Rogers, Y.; Preece, J. (2015). Interaction Design. Edition. Wiley.

[2] Gouveia, L. (2016). InteraA�A?o Humano Computador. UFP.

[3] Norman, D. (1998). The invisible computer. The MIT Press.

[4] Norman, D. (1993). Things that make us smart. Addison Wiley.