Engenharia de Software

Denominação Estratégia ECTS
Engenharia de Software Teórica/prática 6
Área científica: Ciências da Especialidade/Aplicadas
Objectivos de aprendizagem:

Fundamentos, modelos e ferramentas de engenharia de software utilizados na definição, gestão, desenvolvimento e avaliação de sistemas de software.

Síntese programática:

Introdução à Engenharia de Software.
Processo de Desenvolvimento de Software.
Gestão de Projetos de Software.
Modelização em Engenharia de Software.
Desenvolvimento de Software.
Avaliação do Software. 

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

– Acompanhar a evolução da engenharia de software.

– Fazer o enquadramento da engenharia de software (ES) tradicional com ES orientada aos objectos.

– Conhecer os diferentes modelos de engenharia (desenvolvimento) de software.

– Conhecer as técnicas de gestão de projectos de software.

– Identificar, analisar, modelar e desenvolver software orientado aos objectos.

– Ter uma visão geral e abrangente (arquitectura) do processo de desenvolvimento de software.

– Conceber e modelar software com a notação UML (Unified Modelling Language).

Referências bibliográficas:

[1] Pressman, R., ”Software Engineering: A practitioner’s Approach”, 7th Ed., MacGraw-Hill, 2009.

[2] Sommerville, I., ”Software Engineering”, Adisson-Wesley, 2005.

[3] Jacobson, I., Booch, G. and Rumbaugh, J., “The Unified Software Development Process”, Addison-Wesley, 1999.

Visualizar projetos: ISUS