Linguagens de Programação II

 

Denominação Estratégia ECTS
Linguagens de Programação II Teórica/prática e Prática laboratorial 7
Área científica: Ciências da Especialidade/Aplicadas
Objectivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular pretende que os alunos consigam compreender e utilizar os principais conceitos de desenvolvimento orientado aos objetos. Inicialmente introduzem-se os conceitos de programação orientada aos objetos (POO) que são aplicados com recurso à linguagem Java. Os alunos devem ficar habilitados a modelizar aplicações orientadas aos objetos utilizando diagramas de classes UML. Devem ainda conseguir implementar esses modelos aplicando todos os conceitos de POO disponíveis (e.g., herança, polimorfismo, etc.). Posteriormente, pretende-se que os alunos dominem o modelo de implementação de interfaces gráficas e manipulação de ficheiros (cf. texto e binários) para gestão da persistência das aplicações. Os alunos deverão ser ainda capazes de compreender e interpretar fluentemente qualquer modelo OO e implementação em Java, bem como utilizar todo o potencial da POO aplicado à resolução de múltiplos problemas de programação.

Síntese programática:

Introdução à programação OO & UML.
A tecnologia Java.
Introdução à linguagem de programação Java.
Aplicações gráficas (GUIs).
Conceitos avançados sobre Java.

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

– compreender e caracterizar o paradigma de modelação e programação orientada aos objectos (OO), i.e., compreender conceitos básicos como: classes, objectos, estado e comportamento, mensagens, relações de herança e associação, polimorfismo, etc.;

– ter capacidades de abstracção e de raciocínio orientado aos objectos na elaboração de programas por forma a conseguir analisar os requisitos de estrutura e funcionalidade de um problema/sistema e utilizar ferramentas CASE para melhor modelar e compreender esse sistema através de diagramas de casos de utilização, diagramas de classes e diagramas de sequências de mensagens;

– dominar os conceitos básicos da linguagem de programação Java (classes, tipos de dados, atributos e métodos, operadores e expressões, estruturas de controlo, arrays e vectores, interfaces) de modo a que possam analisar, compreender e implementar soluções OO através de classes/interfaces Java;

– compreender e utilizar os mecanismos e os componentes que estão na base da implementação de interfaces gráficas recorrendo a packages Java existentes (AWT e Swing);

– identificar os mecanismos de persistência disponíveis em Java e utilizar as packages/classes específicas de manipulação de ficheiros (de texto e binários) disponíveis para o efeito;

– compreender e utilizar os mecanismos básicos de controlo de excepções, de criação de threads e de programação em rede disponibilizados pelo Java;

– compreender a sintaxe e a semântica da linguagem Java de modo a desenvolver programas nesta linguagem

– compreender diferentes tipos de programas/classes em Java e utilizar todas as potencialidades desta linguagem para solucionar múltiplos problemas de programação.

Referências bibliográficas:

[1] H.E. Eriksson and M. Penker, UML Toolkit, John Wiley & Sons Inc., October 1997.

[2] Eckel, Bruce, Thinking in Java, 4th Ed., Prentice Hall, 2006, URL: http://mindview.net/Books/TIJ4 (2014).

[3] Hubbard, J. R., Programação em Java, Schaums easy Outlines, McGraw Hill, 2002.

[4] Paul Deitel, Harvey Deitel, Java How to Program, 9th Ed., Deitel, 2012.

[5] Sun, The Java Tutorial, A practical guide for programmers, URL: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/index.html (2003).

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