Multimédia I

Denominação Estratégia ECTS
Multimédia I Teórica/prática e Prática laboratorial 6
Área científica: Ciências da Especialidade/Aplicadas
Objectivos de aprendizagem:

A unidade curricular de Multimédia I tem como objectivo principal fornecer ao aluno o conhecimento sobre as aplicações multimédia existentes e as tecnologias que as suportam, bem como os métodos e as ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento. Pretende-se identificar com clareza os princípios fundamentais e as questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações multimédia abrangendo a digitalização, a interactividade, as fases do projecto multimédia, as ferramentas de autoria multimédia e os formatos de representação de texto, gráficos, imagens, áudio, vídeo e animação.

Síntese programática:

Introdução a multimédia: visão geral, enquadramento e caracterização do conceito multimédia, tipos de informação multimédia, caracterização dos sistemas multimédia. Informação digital e interactividade: sistemas multimédia controlados por computador, representação digital da informação, noção de interactividade, tipos de aplicações multimédia, regras para a concepção de interfaces interactivas. Tipos de Informação Multimédia: texto, gráficos, imagem, vídeo, animação, áudio, música e fala. Autoria e projecto multimédia: noção de autoria multimédia, fases do projecto de autoria multimédia, planeamento, design: guiões e mapas de navegação.

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

– Identificar as aplicações multimédia existentes e as tecnologias que as suportam.

– Caracterizar os vários tipos de informação multimédia, distinguindo entre os formatos existentes e escolhendo os formatos mais adequados a um dado problema.

– Utilizar métodos e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de interfaces multimédia interactivas.

– Criar aplicações multimédia interactivas que explorem as potencialidades proporcionadas pelos vários tipos de informação multimédia, incluindo texto, gráficos, imagem, áudio, vídeo e animação.

– Integrar correctamente os vários tipos de informação multimédia no âmbito de uma aplicação multimédia, recorrendo aos vários paradigmas de autoria multimédia.

– Conduzir, desenvolver e participar em projectos de aplicações multimédia, desde o seu planeamento, passando pelo design, até à produção, teste e distribuição.

Referências bibliográficas:

[1] Ribeiro, Nuno Magalhães, Multimédia e Tecnologias Interactivas, FCA – Editora de Informática, 2012.

[2] Chapman, N., Chapman, J., Digital Multimedia, John Wiley and Sons, 2000.

[3] Steinmetz, R., Nahrstedt, K., Multimedia Fundamentals, Vol. 1, Second Edition, Pearson Prentice Hall, 2002.

[4] Li, Ze-Nian, Drew, Mark S., Fundamentals of Multimedia, Pearson Prentice Hall, 2004.

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