Sistemas de Informação

Denominação Estratégia ECTS
Sistemas de Informação Teórica/prática e Prática 4
Área científica: Ciências da Engenharia
Objectivos de aprendizagem:

Descrever e analisar os mais recentes desenvolvimentos em hardware e software e discutir do seu impacte.
Proporcionar conceitos válidos e de longa duração sobre sistemas e tecnologias de informação que possam ser aplicados nas futuras carreiras profissionais.

Síntese programática:

1. Conceitos de Sistemas de Informação
1.1 A informação, o ser humano e o computador
1.2 Fundamentos sobre Sistemas de Informação
1.3 A utilização dos Sistemas de Informação nas organizações
1.4 Desafios e oportunidades para a utilização de Sistemas de Informação
2. Complementos de Tecnologias de Informação
2.1 A avaliação da tecnologia
2.2 Tendências nas Tecnologias de Informação
2.3 Multimédia, hipermédia e realidade virtual
2.4 Telecomunicações e redes de dados
2.5 Consequências organizacionais e sociais
3. Funções de um Sistema de Informação e o recurso informação
3.1 Funções do Sistema de Informação
3.2 Funções da informação
3.3 Necessidades de informação
3.4 Tratamento de informação
3.5 Modelização de dados
3.6 Normalização de dados
3.7 As bases de dados 

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

– Identificar as ocorrências de dados, informação e conhecimento numa dada organização;

– Argumentar sobre a importância do recurso informação para a organização;

– Identificar e caracterizar o Sistema de Informação de uma organização;

– Conseguir avaliar uma dada tecnologia de informação num contexto preciso;

– Calcular tempos e débitos em comunicação de dados;

– Calcular custos associados com a utilização de meios informáticos, avaliando e seleccionado para contextos precisos, uma entre várias soluções possíveis e conhecidas;

– Analisar as funções de informação e do SI para uma dada organização, identificando as suas ocorrências;

– Especificar as necessidades de informação no contexto de uma organização;

– Conceber e analisar um diagrama de modelo E-R;

– Propor um modelo de dados relacional e ser capaz de efectuar a sua normalização até à 3ª forma normal;

– Identificar e argumentar sobre o uso de sistemas de gestão de bases de dados;

– Compreender e utilizar um raciocínio crítico e ordenado para lidar com um problema em Sistemas de Informação;

– Representar, analisar e alterar um diagrama de fluxo de dados;

– Identificar e argumentar da opção por diferentes alternativas de concepção de Sistemas de Informação.

Referências bibliográficas:

[1] GOUVEIA, L. B. Sistemas de Informação para a Sociedade de Informação e do Conhecimento – transparências, Reprografia da UFP, 2016.
[2] GOUVEIA, L. B. e RANITO, J. Sistemas de informação para gestão. Colecção Inovação nas Autarquias. SPI/Principia, 2004.
[3] GOUVEIA, L. B. Documentação de apoio às aulas práticas. Propostas e exercícios resolvidos. Reprografia da UFP, 2014.
[4] LAUDON, K. C. and LAUDON, J. P. – Management Information Systems, Managing the digital firm, 11th Edition – Prentice Hall; 2011.
[5] McNURLIN, B. and SPRAGUE, R. Information Systems Management in Practice (7th Edition). Prentice Hall; ISBN: 0131854712; 2005.
[6] ALVER, S. Information Systems: Foundation of E-Business (4th Edition) Prentice Hall; ISBN: 0130617733, 2002.