Metodologia da Dissertação de Mestrado

Denominação

Referência

Estratégia ECTS
Metodologia da Dissertação de Mestrado Teórica/prática 3
Área científica: Ciências da Especialidade/Aplicadas
Síntese programática:

Metodologias de Investigação. Investigação Quantitativa, Qualitativa e Mista. Desenvolvimento das Questões da Investigação e Preparação da Proposta. Ética e Investigação. Métodos de Recolha de Dados. Amostragem. Validade dos Resultados da Investigação. Investigação Experimental, Não-Experimental Quantitativa, Qualitativa e Histórica. Modelos e Métodos Mistos de Investigação. Estatística Descritiva e Inferencial aplicada à Investigação. Análise de Dados em Investigação Qualitativa. Preparação de Artigos e Dissertações resultantes de trabalhos de Investigação.

 

Competências específicas adquiridas:

Ser capaz de:

- Dominar os fundamentos e aplicações de métodos de investigação.

- Escrever e desenvolver propostas de artigos ou comunicações.

- Escrever e desenvolver artigos ou comunicações de resultados de trabalhos de investigação científica.

- Apresentar oralmente síntese de artigos ou comunicações científicas.

- Escrever e desenvolver propostas de relatório, dissertação de mestrado ou tese de doutoramento, incluindo seleccionar o objecto de estudo, desenvolver métricas de aferição, efectuar a avaliação e traduzir o trabalho desenvolvido em relatório/dissertação/tese.

- Desenvolver dissertações e relatórios aprofundados referentes a projectos de investigação e desenvolvimento técnico-científicos.

- Apresentar oralmente síntese de relatório, dissertação de mestrado ou tese de doutoramento.

 

Referências bibliográficas:

[1] Burke Johnson and Larry B. Christensen (2004). “Educational Research: Quantitative, Qualitative, and Mixed Approaches”, Second Edition. Allyn & Bacon.

[2] Raymond Quivy and LucVan Campenhoudt (1998). “Manual de Investigação em Ciências Sociais”, 2ª edição. Gradiva, Lisboa.